Olá!
Hoje viemos falar um pouco sobre Consumo Consciente que, é nada mais nada menos, do que termos responsabilidade ao comprar ou consumir algo, assim, para sermos um consumidor responsável, devemos escolher os produtos considerando os seus efeitos sobre a nossa saúde e ao meio ambiente.
Muitas pessoas acham que esse negócio de consumo consciente é privação de comprar e não é!
Atualmente mais do que uma crise ambiental, temos uma crise cultural, onde as pessoas em geral compram e consomem desenfreadamente para suprir uma necessidade emocional; vivem em um imaginário social, enfim, nós temos uma crise de valores!
Vivemos em uma sociedade onde o POSSUIR é tudo! E, quem está se prejudicando muito nessa trágica história são as crianças. Em 2004 a Revista Exame publicou que o Mercado Infantil movimentou 130 bilhões de reais! Imaginem o quanto isso já não aumentou!
E por “coincidência” as crianças brasileiras são as que mais assistem TV no mundo! (IBGE).
Ou seja, elas estão preferindo assistir TV, a brincar, aprender, se socializar...
Vocês sabiam que no Brasil as prefeituras coletam diariamente 228.413 toneladas de lixo?
Isso é alarmante, mas, sabemos que também temos nossa parcela de culpa por isso. Ao comprarmos o que não precisamos o que fazemos depois com esse produto?Ele vai pra onde? Para o lixo!
Todo produto antes de chegar até as lojas, passam por um processo de extração, fabricação e transporte e, é exatamente aí que entramos como consumidores conscientes!
Devemos escolher produtos que tenham o menor impacto social e ambiental possível. Por exemplo, escolha produtos de madeira que tenham o selo FSC, (ele atesta que a madeira, ou outra matéria prima florestal utilizada num produto é oriunda de uma floresta manejada de forma ecologicamente adequada, manejo sustentável).
Pergunte sempre a origem dos produtos pecuários (carnes em geral) que você compra. Diga ao vendedor que você está preocupado com a proteção da Amazônia e não quer estar envolvido com o desmatamento da floresta. Escolha produtos que as embalagens sejam biodegradáveis, e o mais importante, compre somente o necessário!
Assistam esse documentário “Criança a alma do negócio” que fala exatamente sobre como as crianças são influenciadas pela mídia e se tornaram a alma do negócio para a publicidade.
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40
Fontes de pesquisa:
Almanaque Brasil Socioambiental
www.alana.org,br
quinta-feira, 11 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário