Com esse blog, trataremos de assuntos ambientais, com um foco especial em Educação Ambiental.
Antes, gostaríamos de destacar que, como Engenheiras Ambientais, sabemos da importância da tecnologia como meio de reverter impactos ambientais negativos e como auxílios na preservação ambiental, porém, acreditamos que medidas puramente tecnológicas não são a solução, já que nós, seres humanos, fazemos parte do meio ambiente, então temos que levar em conta a relação homem-natureza.
Com isso, entendemos que não há um padrão a ser seguido quanto a educação ambiental, pois é preciso conhecer a cultura local, estilo de vida, enfim, vários fatores influenciam para que a abordagem faça sentido com a realidade das pessoas.
Fritjov Capra disse em seu livro Alfabetização Ecológica “Toda educação é ambiental (...) com a qual por inclusão ou exclusão ensinamos aos jovens que somos parte integral ou separada do mundo natural”
Esse espaço será aberto para comentários, novas idéias sobre o tema citado e, com freqüência destacaremos de forma direta ou indireta, a necessidade da implementação da Educação Ambiental nas escolas, comunidades, mídias, órgãos públicos e privados como forma de colaborar com o desenvolvimento de posturas pró-ativas que favoreçam o estabelecimento de uma melhor qualidade de vida, buscando o equilíbrio e harmonia com o meio ambiente.
Por fim, gostaríamos de deixar esse provérbio:
“Quem planeja a curto prazo, deve cultivar cereais,
A médio prazo, plantar árvores,
A longo prazo, deve educar pessoas.”
(Kwantzu, China, A.C.)
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns meninas!!
ResponderExcluirMUITO LEGAL a iniciativa!=)
acompanharei sempre os novos posts!
Acredito muito nessa ideia! Educação ambiental deveria estar inserida na grade escolar desde o ensino fundamental.
Beijão,
Parabens amigas!!!
ResponderExcluirQue ótima idéia divulgar os trabalhos de vocês em um blog!!!
É isso aí, vivemos num mundo em que isso deveria estar sendo ensinado desde o berço, uma vez que há conflitos climáticos e desastres ecológicos em função de nosso desenvolvimento desordenado, ignorante e insconsciente.
Precisamos ter iniciativas como esta para garantir o futuro das novas gerações!!
Um grande beijooooo
Oi Gi,
ResponderExcluirParabéns pelo novo blog!
Acredit oque isso vai ajudar bastante nos seus planos futuros!
Agora é só continuar escrevendo!
Beijos
Td de bom pra vc e sua amiga.
Obrigado pela força meninas!
ResponderExcluirFiquem atentas no blog que estaremos sempre postando novas informações e eventos.
Beijos!
Gi
Essa fofura de blog já esta add em meus favoritos!!! A gente já sabe o quanto educação ambiental faz toda a diferença nos dias de hj néam, mas tem muita gente pouco instruída sobre o tema, com certeza será muito útil.
ResponderExcluirLindaaaaaaassssssss...!
Bjux, Dody (Rosicoisa)
Ei meninas!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa! É só através da exposição das idéias que acreditamos que conseguimos fazer transformações! Contem comigo se precisar!
Gostaria de chamar atenção p/ a afirmação de que "toda educação é ambiental", pois essa afirmação pode ser usada de diferentes maneiras, e por isso é necessário cuidado.
Os governos se baseiam nisso para não implementar a Educação Ambiental como matéria específica na escola, pois dizem que ela deve ser ensinada junto com as outras matérias, ou seja, quando vc for dar uma aula de português, pode ser usado um texto que por exemplo, pode ser do uso de energias diferenciadas; na aula de matemática, pode ser usado dados reais sobre o uso da água; na de ciências pode-se realizar experiências como fazer uma composteira coletiva.
Muito bonito tudo isso, mas infelizmente não funciona!
Com uma educação pública que, de maneira geral, não dá conta nem de alfabetizar direito o aluno, será que dá conta de levar os problemas ambientais inseridos em um contexto para a sala de aula?
Claro que o problema é grande e não depende apenas dos sistemas educacionais do governo, há a parte do comprometimento dos professores etc, mas o que temos visto é que a educação está lamentável.
Por isso, eu acredito que a melhor forma de trazer e, principalmente, despertar o interesse do aluno para as questões ambientais é tratá-las de forma direta, abrindo literalmente uma matéria chamada Educação Ambiental. Não que isso signifique que as demais matérias não poderiam abordar temas correlacionados, muito pelo contrário, mas já que os problemas estão aí batendo na nossa cara, nos dizendo que se não mudarmos vamos acabar provocando o nosso próprio fim, creio que é necessária uma medida tão urgente quanto isso na educação e essa medida seria a criação da matéria.
Creio que quando a educação estiver em um patamar em que ela realmente signifique o que ela é (desenvolvimento intelectual, físico, social e ambiental), aí poderemos pensar em retirar a matéria em si do curriculum escolar, já que o tema Meio Ambiente deverá estar realmente presente nas demais matérias, mas enquanto isso não acontecer, precisamos chamar a atenção dessas crianças para o que vem acontecendo no mundo e a única forma de mostrar o que acontece é através de um espaço destinado só a essa questão!
Beijão p/ vcs duas!
=)
Yara